UM LEÃOZINHO E DUAS CRIANÇAS VIAJANDO NO TEMPO
Em paralelo a sua atividade sacerdotal, Padre Reginaldo Pereira da Costa, Vigário da Paróquia Santo Antônio, na cidade de Cocalzinho de Goiás, mostra o dom da arte literária de contar de histórias. Com a publicação do livro “O Pequeno Léo e as Aventuras de Vivi”, 52 páginas, ADM Editora, ele pretende também levar ensinamentos cristãos conjugados a ações pedagógicas que ampliam o hábito da leitura e da escrita.
Os anos iniciais de formação educacional devem receber – da parte de pais e responsáveis – toda a atenção necessária numa fase em que a aprendizagem ainda não é bem compreendida pelos pequenos. Por isso, desenvolver dinâmicas criativas por meio de brincadeiras e atividades recreativas auxilia de modo fundamental na alfabetização e no letramento. O lúdico é uma forma de expressão e interação que está presente em todas as fases da vida humana.
A importância do ludicismo na arte vai além da simples diversão. Ele promove a criatividade, a imaginação e a inovação, elementos essenciais para o desenvolvimento artístico.O livro narra as divertidas peripécias compartilhadas por duas irmãs quando inventam uma “Máquina do Tempo” que lhes permite as mais inimagináveis viagens.
Dividida em duas partes, o livro de Padre Reginaldo narra uma viagem no tempo de Vivi e sua irmã Cecília passando primeiramente por locais paradisíacos como o Jardim do Éden onde conhecem o leãozinho chamado Léo. Depois de explorar os recantos da floresta, elas se aventuram pelo espaço em naves que as aproximam de planetas e cometas.Para elas, o poder de Deus se manifesta nas perfeições das coisas que elas conhecem nessas viagens da mesma maneira que se mostram nas maravilhas da natureza que estão à nossa disposição como obras divinas perfeitas.
A literatura infantil tem importância relevante na forma intelectual da criança e pode acompanhá-la por toda a vida. O livro contém ilustrações para que o leitor infantil possa colorir enquanto lê e também reserva um espaço para que o pequeno leitor crie e ilustre uma pequena história.
A coordenadora editorial da ADM EDITORA professora Wilma Luzia Brito Rezende, com especialização em Educação Infantil dos Anos Iniciais e Psicopedagogia, responsável pelo projeto de capa e ilustrações de “O Pequeno Léo e as Aventuras de Vivi” destaca que “desenvolver a criatividade na leitura e provocar a interação do pequeno leitor favorece nesta fase inicial do ensino-aprendizagem e traz a leitura, a escrita e o desenho como ferramentas utilíssimas no desenvolvimento intelectual da criança. Além disso, o ensinamento cristão fortalece princípios e valores importantes no âmbito familiar”.
![]() |
Padre Reginaldo Pereira da Costa |
Comentários
Postar um comentário