O LIVRO NA CENA TEATRAL

Pesquisar sobre os impactos da obra musical buarqueana tem exigido do escritor Ronaldo Cavalcante uma extrema dedicação e resultado na publicação de livros que valorizam a trajetória artística de Chico Buarque de Hollanda. Desta vez o espaço dedicado às mulheres nos textos do renomado compositor brasileiro reuniu esforços de dezenas de pesquisadores de vários países e resultou na elaboração de “Essas Mulheres – o protagonismo da mulher na canção de Chico Buarque, publicado pela Editora Recriar, em 552 páginas.

Ronaldo Cavalcante é Mestre e Doutor em Teologia pela Universidad Pontificia de Salamanca, Pós-doutor em Teologia Pública pela Faculdades EST de São Leopoldo-RS e em Protestantismo e Modernidade pelo Princeton Theological Seminary, além de professor na Faculdade de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre o evento de lançamento da publicação, o diretor da ADM Editora, Newton Rodrigues divulga um texto destacando a importância da obra e elogiando o evento que aconteceu recentemente:

 Noite literária brilhante

Em poucas ocasiões, uma obra literária recebeu tamanha deferência como a que ocorreu no lançamento do livro “Essas Mulheres”, organizado pelo professor escritor Ronaldo Cavalcante e que apresenta cuidadosa e criteriosa pesquisa feita por conceituados estudiosos sobre as diversas criações musicais de Chico Buarque de Hollanda dedicadas à mulher.

Uma seletíssima plateia, composta por amigos, literatos, familiares e amantes da arte do texto, prestigiou o evento e presenciou a interação entre música, teatro e literatura como jamais fora visto na cena artística anapolina. Esse simbiótico e mágico compartilhamento de cenário resultou em um espetáculo de raríssima beleza que agradou sobremaneira àqueles que compareceram ao evento realizado, na noite do dia 19 de novembro último, no Teatro Municipal de Anápolis.                         

Do livro, objeto da convergência eventual, há muito que se falar. Do elogiável esforço dos autores brasileiros e estrangeiros – 78 ao todo, como citado nos agradecimentos da obra – na tradução da proposta musical buarqueana por meio de pesquisas e estudos científicos ao extremado cuidado de curadoria textual do organizador, professor Ronaldo Cavalcante. Sem deixar de mencionar o elemento posfacional do professor Pedro Meira Monteiro e da “cerejíssima” participação do escritor moçambicano Mia Couto, que se insere não somente prefaciando, mas emprestando prestígio internacional à obra. Em tempo, é indicado valorizar a qualificação de todos os autores e destacar a presença da atriz cantora Letícia Sabatella ao lado da antropóloga Lídice Meyer e da inconsulta Geni do Zepelim.

Do evento, cabe um destaque especial, quando se fala do cuidado com o espaço cenográfico, assim como a presença da plateia que assistiu com o devido respeito, mas libertariamente se incluiu no programa cantando ao final a bela composição de Chico que encerrou o espetáculo. As presenças das professoras  escritoras Valéria Valle, Tânia Borges, Priscila Melo Ribeiro de Lima, Aline Seabra Toschi e Mariane Morato Stival, mediadas por Ronaldo Cavalcante, transformaram o palco numa ágora teatral insuspeita e captada por poucos presentes graças ao ineditismo exposto. Em tempo, elogiável a animada confraternização durante o coquetel oferecido em razão da noite de autógrafos, no hall do teatro.                                                                                                                                                        

Da arte musical, a noite reservou ainda uma programação com belas composições de Chico Buarque nas interpretações de Giovana Valle e Natália Schütz com acompanhamento instrumental do maestro Sakai e banda. Em tempo, para não fugir à regra, a participação especial de Afonso Celso Teixeira Rabelo, em Fado Tropical, que em emocional devoção substituiu, oportunisticamente, no bom sentido, Ruy Guerra que declamou o original gravado em 1973.

Em resumo, Ronaldo Cavalcante, desmedido na arte de surpreender, mais uma vez se mostra atualizado com a inédita publicação. O teor do material pesquisado servirá, por méritos, como fonte de estudos científicos à cerca da importância da proposta musical de Chico Buarque se juntando à vasta bibliografia dedicada singularmente ao artista brasileiro e, em pressuposto, acrescentando enormemente à música brasileira no cenário mundial.”

*Newton Rodrigues é Jornalista, professor licenciado em Filosofia e especialista em Docência Universitária, pesquisador do CEPAVE, escritor e diretor da ADM Editora)

Escritor Ronaldo Cavalcante e Newton Rodrigues

 

Ronaldo Cavalcante e Manoel Sérgio de Oliveira








 

Comentários

Postagens mais visitadas