RENASCIMENTO E LIÇÃO DE VIDA

A escritora Claudia Martins surge na cena literária brasileira de maneira marcante mostrando que a literatura tem muitos caminhos a percorrer. Acima de tudo, a professora carioca, de Niterói, utiliza da sua enorme capacidade para decodificar as agruras de um tratamento médico desgastante transformando impressões marcantes em motivos para ter fé na vida.

Seu primeiro livro, “A Vida era Boa”, Selo Arterial/ADM Editora, 100 páginas, não pode ser conjugado no passado como o título da obra sugestiona, porque serve como agente motivador a pacientes com Leucemia para que acreditem sempre na pronta recuperação após um tratamento que deixa marcas profundas.

A narrativa em tom confessional, cuidadosamente apresentada dentro de uma cronologia que delimita as ações temporais possibilita, ao leitor, o compartilhamento de todo o processo vivenciado pela autora de adoecimento, tratamento e recuperação de leucemia mieloide aguda tipo 4. Ao mesmo tempo é um relato íntimo comovente, que torna público em sua primeira obra literária.

Na obra, são relatadas todas as fases e circunstâncias comuns aos acometidos por doenças como o câncer. Uma narrativa que busca o leitor e o posiciona como par constante na trajetória de uma pessoa com características comuns à maioria. De modo resiliente, a postura da autora, enquanto paciente, serve como modelo de luta e perseverança, ao mesmo tempo em que marca o renascimento de um ser humano que sempre celebrou a vida.

Após o transplante bem sucedido de medula, Martins não se mostra satisfeita com os resultados e quer mais: “Quero dividir minha experiência com outras pessoas que estão passando pela mesma doença que passei e mostrar que a cura é possível. Com o livro posso Inspirar outras pessoas a lutarem”, relata.

Doença – Existem  mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL). Só para ilustrar, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer, em 2020, as estimativas apresentavam a possibilidade de 10.810 casos, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres.

Especialistas apontam que atualmente, todos os tipos dessa doença são tratáveis e, em grande parte das vezes, podem ser curados. Porém, para que isso aconteça, é preciso identificar o câncer precocemente e determinar, por meio de exames, qual o tratamento mais adequado.

O jornalista Newton Rodrigues, editor do livro “A Vida era Boa” elogia a iniciativa da escritora afirmando que “é um exemplo dignificante que serve à literatura da mesma maneira que a obra é benéfica à comunidade brasileira. Da nossa parte cuidamos para que o livro também seja útil à saúde e , como exemplo, observo que o processo  Double Spine protege o livro de Claudia Martins, reduzindo a possibilidade de contaminação por fungos, bactérias tanto na manipulação quanto no acondicionamento na biblioteca”.

Leia mais sobre leucemia:

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/leucemia-mieloide-aguda

revista.abrale.org.br/leucemia-tem-cura/


 

Comentários

Postagens mais visitadas