A POESIA E A METALINGUAGEM


A professora de Língua Portuguesa e Literatura Magda Nazareth, traz uma proposta  interessante dentro do universo da arte literária poética. O livro “Metapoesia – Poemas Metalinguísticos”, ADM Editora, 52 páginas, surge a partir da sua própria experiência profissional nos níveis fundamental, médio e superior como docente graduada em Letras (Português), com mestrado na área de Linguagem e Práticas Sociais pela Universidade Estadual de Goiás. 

Natural de Cocalzinho de Goiás, viveu a infância e juventude na sua terra natal e atualmente reside na capital goiana. Depois da publicação de diversos artigos acadêmicos, inicia agora o seu trabalho de publicação literária dando seqüência a uma paixão infantil. “Comecei a escrever ainda na infância, aproximadamente aos meus 11 anos de idade. Diários, poemas, pequenas histórias que eu gostava de inventar. Guardei alguns textos dessa época, mas perdi a maioria. Então eu escrevia histórias. E eu acabava vivendo, mesmo, essas histórias do jeitinho que eu as escrevia”, revela a escritora.

Magda Nazareth fala da sua obra e da linguagem como um multifacetado código de comunicação: “A função da linguagem nesta obra é a metalinguagem; está centrada na forma de construção do texto. É preciso centrar na linguagem do texto”.

No livro, o conceito da metapoesia é apresentado pela autora como “um convite à experncia de deixar a poesia fazer parte da vida. Um convite à percepção de que a poesia realmente existe por aí, em todo canto. Mas o título não quer dizer só isso. Metapoesia é metalinguagem. Os poemas são metalingüísticos”.

Ela finaliza mostrando que a literatura, a partir da sua própria vivência, merece ser observada com maior relevância: “A literatura é um monte de coisas na minha vida. Eu gosto de ver a literatura à minha volta: na natureza, no dia a dia, nas coisas que as pessoas fazem, dizem, cantam; nas coisas que eu leio, que eu penso, que eu escrevo. E, faz parte também da minha formação profissional, já que sou professora de literatura”.

Em relação à publicação, a coordenadora editorial da ADM Editora, Wilma Luzia Brito Rezende, observa que são mantidas as características inovadoras adotadas pela empresa: “O livro Metapoesia – Poemas Linguísticos apresenta o processo Double Spine possibilitando assim maior proteção contra bactérias, fungos, poeira e outros agentes que são prejudiciais a saúde do leitor com o passar do tempo. Principalmente na atualidade, com a pandemia da Covid 19 exigindo maiores cuidados por parte da população”.

Escritora Magda Nazareth

Comentários

Postagens mais visitadas